Friday, October 31, 2008

Intermarché - Funcionários ameaçados de despedimento por ajudarem animal

No dia 23 de Outubro de 2008 houve um acontecimento insólito no Intermarché de Mafra, que está a deixar em choque os amantes de animais.

Este acontecimento tem sido divulgado na Internet e na comunicação social pela Dr.ª Sofia Marques, médica veterinária interveniente no sucedido.

Ao que foi possível apurar, nessa manhã um gato penetrou por uma fenda do Intermarché, ficando entalado entre a parede exterior do edifício e um contentor que serve de escritório. Vários funcionários, ouvindo os gemidos do animal, ficaram alarmados e compadeceram-se dele. Um dos funcionários chamou os Bombeiros às 10h50. Estes acharam por bem avisar a Protecção Civil, a fim de obter meios para remover o contentor de forma a que o animal pudesse sair.

A Protecção Civil foi avisada às 11h10. Infelizmente, era necessária uma grua para remover o contentor exterior. Quando a gerência se apercebeu do alarido que isso ia causar, recusou qualquer ajuda. Resta apurar se a Protecção Civil de facto tentou fazer algo... ou já não foi a tempo por falta de meios. De qualquer modo, importa reforçar que a gerência da SODIMAFRA não permitiu ajuda.

No entanto, uma janela (tipo bandeira) do WC dos funcionários permitia acesso ao local onde se encontrava o felino. Tentaram por essa janela enviar uma rede a fim do felino se agarrar e poder sair por ali, mas o pobre animal já estava agonizante, fraco e sem forças para se mexer.

Chocado, um funcionário que presenciava o sucedido telefonou por volta das 14h pedindo ajuda à Dr.ª Sofia Marques, que pelo telemóvel conseguia ouvir "os gemidos agonizantes do animal". Estando o mesmo em perigo de vida, a veterinária ofereceu-se por telefone para arranjar alguém (por exemplo, o seu marido, que estava por perto e que tinha meios para serrar o ferro e depois soldar de novo as grades para remover a janela da casa-de-banho do edifício) que resgatasse o gato. O funcionário transmitiu esse recado à gerência, mas como várias pessoas podem testemunhar… a ajuda foi de novo recusada. Agora a gerência nega que essa ajuda foi oferecida!

Para surpresa de todos, além de recusar a ajuda, a gerência frisou que qualquer meio de acção seria impedido! Nada de se estragar as instalações!

A Dr.ª Sofia avisou o SEPNA, a GNR e até o Veterinário Municipal, sem quaisquer resultados. O auxílio continuou a ser negado por parte do Intermarché! A GNR deslocou-se ao local, mas não informou o que aconteceu durante essa visita. A Dr.ª Sofia tinha-os informado que havia ameaça de despedimento se os nomes dos funcionários fossem divulgados.

Às 22h30 a veterinária conseguiu ter acesso à casa-de-banho por onde se podia socorrer o gato, verificando com pesar que o animal já estava morto. Já não se ouvia nada... A janela tinha sido forçada e a Dr.ª ainda tentou abri-la para ver melhor, contudo foi impedida por um funcionário que lhe disse: "Tentámos abrir a janela... Forcei um bocadinho, mas a gerência não deixou estragar nada.... Nem permitiu que mexêssemos mais nela. É melhor não mexer". A janela estava tapada por um espelho amovível.

"Foi uma tarde de horror no Intermarché, com dezenas de pessoas a assistir, muitas a ouvir o bicho a agonizar, inclusive crianças....Uma vergonha!" - Menciona ela.

Algumas testemunhas que ainda hoje se lembram dessa tarde não conseguem evitar as lágrimas. O som do animal a pedir ajuda, numa agonia que se prolongou por um dia inteiro, não sai da cabeça de quem assistiu e ouviu aquela tragédia.

A mensagem que a Dr.ª Sofia utilizou para divulgar este caso explicita com revolta: "E agora, senhores doutores do Intermarché? Daqui a dois dias o gato cheira a podre! E ninguém vai gostar de abrir a janela do WC, janela essa que os senhores doutores não permitiram abrir, serrar e assim ajudar a salvar uma vida!"

Resposta ouvida por outra testemunha: "Não há problema: despeja-se ácido no cadáver e pronto, está o assunto da salubridade arrumado."

A Dr.ª Sofia acrescenta ainda: "O Intermarché finge que ajuda os animais com iniciativas conjuntas com a União Zoófila, mas na prática... recusam ajuda para salvar uma vida!"

Através da internet, a mensagem da Dr.ª Sofia tem sido divulgada por e-mail, em fóruns e grupos de discussão, e a opinião dos internautas é unânime: além de dever um pedido de desculpas ao público, o Intermarché tem de tomar medidas para que este tipo de incidentes não volte a repetir-se, nomeadamente bloquear aquela fenda ou remover o contentor para mais longe da parede. Acima de tudo, deve-se punir a gerência por ter recusado a ajuda.

Há mesmo quem sugira que, para compensar este triste incidente, o supermercado deveria doar ração a associações da zona que protejam animais abandonados. Outros internautas mostram-se mais radicais e afirmam simplesmente que vão boicotar as compras no Intermarché e passar a palavra a todos os seus contactos para que façam o mesmo.

Face aos inúmeros e-mails de protesto enviados ao supermercado, o Departamento de Qualidade do Intermarché tem respondido dizendo que não foi negada a entrada dos Bombeiros nem da GNR ao local, e que nada puderam fazer para salvar o animal.

No entanto, curiosamente, não explicam porque recusaram a ajuda da Dr.ª Sofia, que continua a afirmar que era possível resgatar o felino através da janela do WC.

Neste momento o caso está a ser divulgado à imprensa e até à sede do Intermarché em França, que se mostrou indignada e exige explicações à gerência.

Uma pergunta fica no ar: e se a fenda fosse suficientemente grande para uma criança lá ficar entalada?

Contactos:

Dr.ª Sofia Marques - 919842182 (E-mail para pedido de fotos: wisewyn@sapo.pt)

Bombeiros de Mafra - 261812100

SEPNA - 808200520

GNR Mafra - 261815124

Veterinário Municipal - Dr. Carvalhão Gil


Labels: , ,

Wednesday, October 29, 2008

piadas desta vida


Sunday, October 19, 2008

French And Saunders Fur

Sunday, October 12, 2008

Gata salva após uma semana presa em tubo


Durante uma semana, "família" e amigos tentaram tudo para tirar a gata Nana do tubo de escoamento de águas pluviais em que ficou presa: até orações. Mas foram os Bombeiros de Brasfemes a resgatá-la. E com vida.
A história, com final inesperadamente feliz, aconteceu na chamada Estrada de Coselhas, na freguesia de São Paulo de Frades, em Coimbra. Nana dormia junto a uma manilha de descarga de águas pluviais, há pouco mais de uma semana, quando se assustou com a presença humana e caiu por um buraco existente na parte lateral da estrutura.
Cláudia Sequeira, voluntária da Associação Agir pelos Animais e familiar de acolhimento da gata (uma forma de contornar a falta de espaço para manter os animais que aguardam adopção), ainda espreitou para dentro da manilha, mas não voltou a vê-la. Até à última terça-feira, quando os Bombeiros Voluntários de Brasfemes encontraram o truque capaz de devolver Nana à luz.
"Foi uma semana muito aflitiva. Toda a gente foi ao buraco dar a sua ideia", conta Cláudia Sequeira. Só que a gata apareceu, viva, numa caixa adjacente entretanto destapada, depois de os três bombeiros terem enchido a manilha com água.
"Ela pôs a cabeça de fora e um bombeiro agarrou-lhe a pata. Eu disse-lhe: não a largue, nem que seja preciso partir-lhe a perna, que vamos já com ela à veterinária", conta Cláudia, entre risos. Não foi preciso. A gata saiu, mais magra, mas sem quaisquer ferimentos, depois de vários dias sem comer nem ver luz. Diz que foi quase uma festa: "Os bombeiros puseram-se a gritar: 'Está viva! Está viva!' Parecia um filme".
O resgate de animais em telhados e árvores não são novidade para o sub-chefe dos Bombeiros de Brasfemes, Jorge Gonçalves, um dos intervenientes. Mas, no que respeita a tubos de escoamento de águas pluviais, esta foi a sua estreia. "Fiquei boquiaberto!", lembra, explicando que a probabilidade de a gata sobreviver era diminuta: não dava sinal de vida há vários dias e estava em tubos demasiado estreitos para que pudesse voltar para trás. Além disso, havia chovido recentemente.
"Muitas vezes, quando se trata de animais, os bombeiros não ficam sensibilizados. Mas estes foram incansáveis", elogiou Cláudia Sequeira, que voltou a ter Nana, a gata "medrosa", lá por casa.
CARINA FONSECA
publicado a 2008-10-10 às 00:30

Saturday, October 11, 2008

Acção Animal


CLIQUE NAS IMAGENS PARA AUMENTAR

Friday, October 03, 2008

Dia Mundial do Animal - vamos ao circo


Associação Animal denuncia colapso de um elefante em Tavira, do Circo Vitor Hugo Cardinalli.

Labels: , ,

Thursday, October 02, 2008

Simon's Cat 'Cat Man Do' - Curta1

já cá esteve... deixou de estar... volta agora.
estes dias são as curtas de gatos

Wednesday, October 01, 2008

Nora: The Sequel - Better than the original!

porque nem todos os videos podem ser maus, e alguns podem mesmo ser bons...


Sign the Pledge Against Animal Testing