Tuesday, April 10, 2007

Santuário de cães

Helena Teixeira da Silva, Fernando Timóteo



Barbie, uma dálmata, é apenas uma das cadelas que pediram a dona Aurora e que lhe foi devolvida depois quando cresceu. Faz companhia a várias dezenas de cães em Quebrantões
A quinta, hectares a perder de vista, não é dela - é da Quimigal, uma empresa de produtos químicos industriais.

E os cães, mais de 30, só são dela porque ela, Aurora Cardoso, 52 anos, empregada de limpeza da Refer, os salvou da rua, dos canis, da casa de quem queria um animal, mas não queria as responsabilidades que isso acarreta. A maioria chegou ali, àquele terreno de Quebrantões, em Gaia, onde funcionaram as oficinas de construção da ponte Maria Pia, a morrer. Atropelados, queimados, abandonados. Deixados presos por uma corda num poste da rua ou atirados para uma valeta. Hoje, estão todos recuperados, sadios, felizes. Mesmo aqueles que convivem com a cegueira, como o Velhote; com um cancro no ouvido e um sopro no coração, como o Rambo, ou com as sequelas de um ataque de esgana, como a Ritinha. Todos os cães têm nome. E uma história triste. Vivem ali assim, há mais de 10 anos.
E há sempre inquilinos novos a chegar. "São a minha vida, os membros do meu corpo", confessa dona Aurora, assustada com a possibilidade de os perder.
Há pouco mais de uma semana, um fiscal da autarquia de Gaia, acompanhado pelo vereador Guilherme de Aguiar, visitou o terreno por ser também o local recentemente escolhido pelos imigrantes romenos ilegais que depositam ali as famílias (mas que, entretanto, já abalaram para outras paragens).
E, aparentemente, também um desacato que suscitou a queixa dos vizinhos.Tropeçaram, incrédulos, no que dona Aurora diz ser "um santuário de cães", por todos terem milagrosamente sobrevivido à morte, e exigiram-lhe que saísse dali.
O funcionário assegurou que no dia seguinte mandaria uma carrinha para levar os animais para o canil; o vereador, mais sensibilizado, concedeu-lhe 60 dias para resolver a situação. O prazo já começou a contar.
"Sei que estou ilegal""Não tenho nenhum terreno para levar os cães nem dinheiro para alugar um espaço", desespera a mulher, sem saber a quem pedir ajuda. "Eu sei que estou ilegal, eu sei", repete. "E não quero problemas com a Câmara nem com ninguém. Só queria uma alma milagrosa que me ajudasse". Que a ajudasse, cedendo-lhe um espaço, ou, à falta de melhor alternativa, a angariar dinheiro para que possa adormecer os cães com dignidade num veterinário. "É um crime termos que recorrer à sentença de morte, mas se forem para o canil vão ser maltratados outra vez. Vão morrer na mesma, mas com muito maior sofrimento". Doá-los também está fora de questão. "A experiência diz-me que não vale a pena voltam a ser abandonados e vítimas de maus tratos". A quinta está cheia de exemplos: a Barbie, uma dálmata, apaixonou o dono quando era bebé, mas foi devolvida quando cresceu; a Ritinha foi levada por uma "estudante universitária com bom aspecto, mas devolvida sem explicações algumas semanas depois".
Dona Aurora - prémio Maria da Luz atribuído, pelo JN, há cinco anos, a quem defende uma causa animal - deixou de escolher tutores para as crias.
Até porque exigia acompanhá-los e nem sempre as pessoas estavam disponíveis para isso. Ajudada na causa pela amiga Fernanda Tentúgal, 43 anos, garante que "não toma café", prefere "não comprar uma camisola ou uns sapatos novos" para conseguir adquirir os antibióticos para os animais. E também a alimentação, para os castrar e desparasitar. E há os jovens, Vânia, Bruno e Tiago, todos com 18 anos, que vêm de propósito de Oliveira do Douro para a ajudar. "É a melhor forma de passar os tempos livres".

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Este caso ainda está por resolver e os cães tem data de abate dia 14 de setembro. Ou seja, vão lá busca-los nesse dia.
Por favor divulguem o caso, pelo menos para tentar prolongar o prazo e arranjar uma solução melhor que abater estes cães todos...

3:48 AM  

Post a Comment

<< Home


Sign the Pledge Against Animal Testing